Descrição
O livro “Fundamentos do Processo Saúde Doença Cuidado (PSDC)” de Carlos Fernandes é uma obra fundamental para a enfermagem brasileira, oferecendo uma abordagem profunda e inovadora sobre temas essenciais ao campo. Este texto surge como uma resposta necessária a uma lacuna no entendimento e na prática do cuidado, destacando-se pela sua riqueza teórica e pelo enfoque crítico.
O Professor Carlos Fernandes convida o leitor a explorar dois caminhos interligados: um que se adentra na complexidade filosófica do conhecimento e outro que expande a compreensão do cuidado em um sentido amplo e abrangente. O autor critica a tendência predominante de focar apenas na doença e busca fundamentar o cuidado a partir de uma perspectiva mais holística e integral.
Com uma abordagem densa e instigante, o livro estimula a reflexão sobre o cuidado em seus aspectos históricos, sociais e políticos, promovendo uma visão mais completa sobre o processo saúde-doença-cuidado. Fernandes não só critica as reduções simplistas dos saberes em saúde, mas também sistematiza e organiza diversas teorias e modelos, facilitando a compreensão para profissionais de enfermagem, especialmente para os mais jovens na profissão.
Ao apresentar e resumir teorias e modelos sobre necessidades humanas e processos de cuidado, o autor oferece um recurso valioso que não apenas esclarece conceitos, mas também enriquece a prática profissional. O livro é estruturado de forma a criar uma visão geral e integrada dos diferentes aspectos do cuidado, contribuindo para uma melhor formação e prática na área da enfermagem.
O livro “Fundamentos do Processo Saúde – Doença – Cuidado (PSDC)” é, portanto, uma leitura indispensável para todos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o cuidado e aprimorar sua prática profissional, oferecendo insights valiosos e uma nova perspectiva sobre o fundamental processo de cuidar da vida humana.
***
Apresentar a obra Fundamentos do Processo Saúde – Doença – Cuidado (PSDC) aos leitores da área da saúde e em especial da enfermagem, é para mim uma grande satisfação, pois se trata de um olhar inovador sobre as teorias do cuidado em que o autor dá ênfase à contribuição da enfermagem nesse processo.
Nesta obra o autor Carlos Fernandes apresenta uma diferenciação e aperfeiçoamento do processo saúde-doença, até então concebido, por pesquisadores e teóricos da área da saúde. Nela, o processo de cuidado é concebido como elemento integrante do processo saúde-doença e fundante do processo de conhecimento nas ciências da saúde.
A obra traz entre as contribuições, um olhar inovador sobre as teorias do cuidado de enfermagem quando no seu conteúdo retrata que a maioria das teorias propõe modelos teórico-metodológicos do processo de cuidado e não do processo de enfermagem. Neste sentido o processo de cuidado desenvolvido pelas teoristas de enfermagem pode ser utilizado pelas diferentes disciplinas da área da saúde.
Eliane Regina P. do Nascimento
Doutora em Enfermagem.
Professor Adjunto do Dep. de Enfermagem e do PEN/UFSC.
***
O Livro Fundamentos do Processo Saúde – Doença – Cuidado (PSDC) de Carlos Fernandes é bem-vindo por que a enfermagem brasileira precisa do que tem sido feito/escrito acerca não só do processo saúde-doença, mas principalmente sobre o CUIDADO.
O leitor mais atento ou mais “antenado” nas questões do livro poderá perceber que existe dois caminhos possíveis de andança: um poderá se embrenhar pelos caminhos do CONHECIMENTO com sua filosofia e complexidade; o outro caminho nos levará a um tema que envolve o conhecimento e interesse de todos que querem saber mais sobre o CUIDADO num sentido mais amplo e mais abrangente.
É um texto denso, mas impulsionará o leitor a pensar e querer saber mais sobre o conhecimento humano, a partir do cuidado compreendido como histórico, social, político e total, o que poderá facilitar mesmo que ampliado, a compreensão por aqueles que cuidam do homem e da mulher nos seus processos de ser e de viver.
O autor critica os “apelidos” dados aos saberes e práticas na saúde onde o foco principal tem sido a doença e de onde ele surge em busca de fundamentação para o cuidado e do cuidar da vida humana.
Chama a atenção para metodologias e processos de cuidar cuja interface é saúde-doença-cuidado, retomando discussões instigantes sobre conceito de NECESSIDADES e de NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS.
Resume e sistematiza as diversas teorias descritas no livro facilitando a compreensão delas pelo mais jovem da profissão enfermagem além de criar uma imagem geral sobre elas, ele organiza em tesauros os diversos modelos e processos de saúde-doença-cuidado.
Nébia Maria Almeida de Figueiredo
Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Livre-Docente em Administração de Enfermagem da UNIRIO
Professora Titular em Fundamentos de Enfermagem da UNIRIO
Pesquisadora do CNPq.
Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UNIRIO
***
Ousadia: esta é a palavra que me vem à mente ao ler a obra escrita pelo Professor e Enfermeiro Carlos Roberto Fernandes, intitulado FUNDAMENTOS DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA-CUIDADO (PSDC): TEORIAS & MÉTODOS. O que vejo é a ousadia de cruzar as fronteiras disciplinares, históricas e se aventurar em terra estrangeira.
A aventura que o caro autor faz, é de caminhar pelas terras ainda virgens e estranhas para uma nova proposta interpretativa que emerge o conceito do processo saúde-doença-cuidado (PSDC), pouco explorado e estudado no Brasil.
A revisão esquemática de 27 terapeutas do cuidado, relidas na concepção histórico-historista e hermenêutica do autor, são apresentadas através de súmulas dos modelos sistematizadores do processo saúde-doença-cuidado (PSDC) e temos a oportunidade de conhecer o próprio modelo proposto por Carlos Roberto Fernandes.
Como me sinto? Muito feliz, e tudo que devo dizer é: parabéns. Você ousou como deveria fazer todos os profissionais que querem ser considerados intelectuais responsáveis. E, como tal, aventurou-se no campo de conhecimento independente de disciplinas e colonizou, com arte e inteligência, tudo aquilo que serviu para a melhor compreensão do cuidado de Enfermagem e ao processo de cuidado – forma como identifica a Enfermagem.
Sua principal ousadia é, justamente, ter mostrado a possibilidade fértil da releitura das várias teoristas de Enfermagem, concebendo os seus saberes na história.
Como enfermeira e pesquisadora, recomendo a leitura, com muita atenção, deste livro, por sua seriedade, inovação, ousadia, fundamentas no conhecimento histórico da Ciência da Enfermagem, com seus conceitos e novo conceito (PSDC), até então apenas nominado sem conhecimento formal que o explicitasse no próprio contexto do processo de cuidado.
Com carinho e admiração.
Kátia Cilene Godinho Bertoncello
Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da
Universidade Federal de Santa Catarina.
SUMÁRIO
Capítulo 1 – PROCESSO SAÚDE-DOENÇA-CUIDADO
Capítulo 2 – TEORIAS INTERPESSOAIS DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA-CUIDADO
Capítulo 3 – TEORIAS CENTRADAS EM NECESSIDADES
Capítulo 4 – RESULTADOS DE CUIDADO
Capítulo 5 – CIÊNCIA CULTURAL DO CUIDADO EM LEININGER
Capítulo 6 – CAMPOS DE ENERGIA DO CUIDADO
Capítulo 7 – SISTEMA NANDA DE CUIDADO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Avaliações
Não há avaliações ainda.