Ganhe 5% de desconto na compra dos livros pagando no  

Envie sua mensagem pelo Whatsapp: 21 98482-1267

Seja Bem vindo – Fale conosco

DICAS DE CONCURSOS

A busca por uma vaga no serviço público é a meta de milhares de pessoas que buscavam a estabilidade financeira e profissional. O salário é atrativo principalmente, a estabilidade conferida pelo regime estatutário são as principais características que levam os concurseiros a encarar os concursos públicos. 

No entanto, o processo de preparação para um concurso público pode ser longo e exigente, envolvendo estudos intensos e dedicação significativa. Se você decidiu fazer um concurso público e está disposto a estudar, comece logo a montar um planejamento de estudos e se motivar. A primeira atitude de que alguém precisa para passar em concursos é a motivação.

Não existe fórmula mágica para passar em um concurso, claro que alguns podem ter mais facilidade nos estudos do que outros, mas com total dedicação e garra, todos podem chegam lá.

VEJA ALGUMAS DICAS:

 

O DIA DE PROVA CHEGOU

No dia da prova vai aparecer o nervosismo, as mãos suando, a dor-de-cabeça, stress etc.

RECOMENDAÇÃO: CALMA / EQUILÍBRIO EMOCIONAL

 

DICAS PARA O DIA DA PROVA:

Boa Sorte! 

***

PEGADINHAS DE CONCURSO

 

As pegadinhas são muito comuns em provas de todas as bancas examinadoras e são utilizadas para testar o conhecimento do estudo dos candidatos, a capacidade para raciocínio lógico, o nível de atenção, concentração e principalmente a inteligência emocional.

Você aprenderá a forma das pegadinhas de concurso que a banca costuma aplicar, pois a banca costuma repetir o estilo das provas. A maior parte das pegadinhas de concurso está nas questões de CERTO ou ERRADO, porque não há possibilidade de eliminar alternativas corretas.

O concurseiro sabe que conhecer bem o perfil e as principais características da banca organizadora do concurso público desejado é importante para prestar a prova com eficácia e sair fora das famosas pegadinhas de provas de concursos públicos. Saber qual conteúdo que será abordado faz a diferença e saber como esse conteúdo será cobrado. Seja um concurseiro atento e experiente. 

LISTA DAS PEGADINHAS:

  1. Alternativa mais correta – Esse tipo de pegadinhas de provas de concursos públicos está ligado a questões de múltipla escolha e envolve uma série de itens, às vezes muito similares, que estão certos apenas em parte. Ocorre quando há alternativas parecidas que parecem todas corretas. O candidato marca a primeira alternativa que considera correta sem notar que abaixo existe outra alternativa mais completa ou mais correta. Sugestão: leia todas alternativas com muita atenção. É comum ocorrer na Prova da
  2. Alternativa incorreta – Nesse tipo de pegadinhas de provas, a banca pretende que o candidato marque a alternativa incorreta, porém, indica isso pela introdução da palavra exceto, imediatamente antes das alternativas. Sugestão: sublinhe a palavra EXCETO ou INCORRETA quando aparecer. Ocorreu na Prova da Fundação CEFETMINAS – Prefeitura de Ponte Nova Cargo: Médico Psiquiatra.
  3. Pegadinha da generalização – Os termos chave para identificar essa pegadinha são: sempre, nunca, todos e nenhum e similares. O objetivo desse tipo de pegadinhas de provas de concursos públicos também é deixar o candidato desconfiado sobre a existência de exceções e levá-lo a pensar com mais cuidado sobre aquele conceito. É muito difícil que não existam exceções. Podem existir questões que tenham generalização e sejam corretas, por isso é preciso de muita atenção. É comum ocorrer na Prova da VUNESP.
  4. Pegadinha de semelhança ortográfica – Há diversos pares de conceitos que possuem uma semelhança ortográfica, mas cujo sentido é diferente. São os parônimos. Exemplo: Infligir e infringir; ratificar e retificar.
  5. Pegadinha do “respectivamente “- Toda vez que tiver escrito RESPECTIVAMENTE, a resposta deve ser dada na ordem da pergunta. Existirá mais de uma alternativa com as respostas corretas, mas o gabarito é a que está na ordem da pergunta.
  6. Pegadinha do detalhe – A prova traz alternativas longas, com várias informações corretas e, de repente, insere um detalhe incorreto. O candidato mais desatento se empolga com as muitas afirmações corretas e não percebe esse detalhe que macula toda a alternativa.
  7. Pegadinha de Forma – Nesse tipo de pegadinha, o detalhe a ser cuidado está na forma em que as alternativas são apresentadas. Um exemplo deixará mais claro:
  8. a) Todas as proposições estão corretas
  9. b) Apenas as proposições I e III estão incorretas
  10. c) A proposição III não é incorreta e a proposição IV não é correta
  11. d) Todas as proposições estão incorretas
  12. e) A proposição I e II não estão corretas

 

DICAS PARA ESTUDAR, AJUDAR A IDENTIFICAR E FUGIR DAS PEGADINHAS DE PROVA:

Como a grande maioria das pegadinhas de provas de concursos públicos está intimamente ligada à capacidade de leitura e assimilação, ou seja, às noções de interpretação de texto, por isso, para evitar as pegadinhas, devemos praticar e aprimorar essa habilidade.

 

PRINCIPAIS BANCAS ORGANIZADORAS DE CONCURSOS PÚBLICOS EM SAÚDE 

Dica: quando não souber a resposta, deixe em branco! Você deixará de pontuar, mas não perderá nenhum ponto já adquirido. O candidato deve ver muitas questões de provas de concursos de anos anteriores e estudar atualidades, já que a banca cobra muito jurisprudência.

Dica: As provas costumam cobrar a maior parte do edital e a banca tem por hábito repetir o mesmo tipo de questão em várias provas. Com isso a resolução de provas de anos anteriores seja uma das melhores ferramentas de preparação para o candidato!

0