Descrição
O livro “Saúde de Homens: Conceitos & Práticas de Cuidados” é uma obra indispensável para profissionais da saúde interessados em compreender e atender melhor às necessidades específicas dos homens. Com uma abordagem abrangente, o livro oferece uma base sólida de conhecimento teórico, fundamental para a formulação de políticas públicas políticas e práticas de cuidados de saúde voltadas para os homens.
Uma das grandes qualidades deste livro é a sua atenção aos grupos vulneráveis, reconhecendo a diversidade dentro da população masculina e destacando a importância da equidade na prestação de serviços de saúde. Além disso, o livro aborda temas essenciais, como saúde mental, reprodução/paternidade e envelhecimento, fornecendo uma visão abrangente da saúde masculina ao longo das diferentes fases da vida.
Outro ponto forte do livro é a reflexão que ele propõe sobre os desafios do acesso à atenção integral no sistema público de saúde. Ao destacar a importância da conscientização e da promoção da saúde masculina, o livro contribui significativamente para a melhoria das condições de vida dos homens no Brasil.
***
O imaginário que os homens – diferentemente das mulheres – não se cuidam, de certa forma, tem sido essencializado por alguns profissionais de saúde, fazendo com que, de um lado, homens e mulheres, concretos e particulares, sejam vistos exclusivamente como exemplares desse modelo.
E é nesse cenário da diversidade que se insere o livro SAÚDE De HOMENS: CONCEITOS E PRÁTICAS DE CUIDADOS, que é composto por três partes: (1) Bases Teóricas para a Promoção da Saúde de Homens; (2) Atenção e Cuidados à Saúde de Homens Pertencentes a Grupos Vulneráveis; e (3) Temas da Atenção à Saúde Integral de Homens.
A primeira inicia-se pelo capítulo que apresenta um panorama nacional acerca da saúde do homem. Seguem-se outros capítulos com vários aspectos, conceitos e abordagens que embasam as discussões sobre o assunto. Neles destacam-se os seguintes focos: masculinidades e saúde do homem; produção dos cuidados masculinos; problematização da saúde masculina; discursos sobre saúde e masculinidades; acesso masculino à atenção básica e necessidades e cuidados masculinos. Esta parte serve não só para fundamentar as discussões apresentadas na sequência do livro, como também pode trazer uma iniciação para os leitores que estão tomando contato com a temática pela primeira vez.
Na segunda parte, em alguns capítulos, o destaque é a vulnerabilidade masculina frente a determinadas doenças ou situações que podem comprometer a saúde dos homens. Em outros capítulos, a vulnerabilidade dá lugar às especificidades masculinas relacionados a determinadas doenças ou a agravos exclusivamente masculinos. Assim, seja no sentido de vulnerabilidade ou de especificidades, seja nas questões masculinas referentes a doenças/agravos (tais como a Aids, a anemia falciforme e as doenças cardiovasculares), a situações que podem comprometer a saúde (como a violência, o encarceramento, a pobreza e o viver na rua) e a prevenção para o câncer de próstata (agravo exclusivamente masculino), tudo isso exemplifica a diversidade dos capítulos.
A atenção integral à saúde de homens predomina na terceira e última parte. Ali destacam-se discussões associadas – dentre outros temas – a: estratégias voltadas para a redução de invisibilidade masculina; ações voltadas para a saúde mental masculina; estudos sobre reprodução/paternidade e o envelhecimento.
Essas três partes do livro, certamente, contribuirão para a ampliação do horizonte da saúde dos homens.
Romeu Gomes
Professor Titular do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz
Professor de Sociologia e Psicologia pelo Ministério da Educação, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Livre Docência em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz.
Coordenador Adjunto do Mestrado em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa/Hospital Sírio-Libanês, sendo responsável pelas disciplinas de Antropologia e Saúde, Metodologia Científica e Pesquisa Qualitativa em Saúde.
Editor Científico da revista Ciência & Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.
***
O livro SAÚDE DE HOMENS: CONCEITOS E PRÁTICAS DE CUIDADOS reúne um conjunto de textos de grande importância para o campo de estudos e atuação profissional em gênero e saúde, contribuindo, sobremaneira, para o desenvolvimento de práticas profissionais, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, especialmente aquele que alude à equidade. Configura-se ainda como excelente dispositivo para formação acadêmica por apresentar experiências e reflexões a partir de questões contemporâneas.
Espero que as experiências, argumentos e reflexões sobre homens e masculinidades, apresentadas em SAÚDE DE HOMENS: CONCEITOS E PRÁTICAS DE CUIDADOS, possam nos ajudar a produzir ferramentas teóricas criativas para entender o cenário político atual e para seguir projetando “outras palavras”, de modo a continuar alimentando nossa utopia por um mundo melhor.
Benedito Medrado
Estágio de Pós-doutorado junto à Pós-graduação em Antropologia pela UFPA e ao Programa de Pós-graduação em Psicologia Social pela Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha.
Doutor em Psicologia Social pela PUC/SP.
Professor Associado do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE.
Coordenador do Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades – GEMA/UFPE.
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia (cursos de Mestrado e Doutorado) da UFPE. Coordenação da Rede Internacional de Pesquisas sobre Masculinidades – REMASC (Gestão 2015 – atual) Co-coordenador Nacional da Rede Internacional MenEngage de trabalhos com Homens na promoção da Equidade de Gênero.
Co-coordenador o Grupo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades – Gema/UFPE.
***
A relevante produção do livro SAÚDE DE HOMENS: CONCEITOS E PRÁTICAS DE CUIDADOS aponta que o tema do livro tem como percurso uma política pública orientada, nos últimos anos, a partir de estudos e de indicadores epidemiológicos. Constitui uma realidade em nossa sociedade quanto à resistência masculina à atenção à saúde que aumenta não somente a sobrecarga financeira da sociedade, mas também e sobretudo, o sofrimento físico e emocional do usuário do sistema de saúde e de sua família, na luta pela conservação da saúde e da qualidade de vida dessas pessoas
A abordagem expressa nessa obra apresenta a construção masculina nos seus diversos contextos de saúde, socioculturais e político-econômicos, concentrando-se em trazer a discussão sobre o tema saúde de homens e suas interfaces no cenário brasileiro, haja visto o empenho de articular pesquisadores de várias áreas do conhecimento e distintas formações para abordar o fenômeno indicado.
Dessa maneira, o livro SAÚDE DE HOMENS: CONCEITOS E PRÁTICAS DE CUIDADOS divide-se em três eixos temáticos que abordam os conceitos e práticas de cuidados vinculados à saúde de homens, nos quais os autores e organizadores procuraram, de maneira oportuna, útil e embasada de necessidade e evidências, uma proposta bibliográfica inexistente no cenário editorial brasileiro.
Boa Leitura!
Gilberto Tadeu Reis da Silva
Pós-doutor em Ensino em Ciências da Saúde UNIFESP.
Doutor em Ciências UNIFESP.
Professor Titular da UFBA.
Docente Permanente no Programa de Pós-graduação stricto-sensu da Escola de Enfermagem.
Diretor do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem – CEPEN, da Seção Bahia.
Mestre em Fundamentos de Enfermagem pela USP.
Colaborador na UNIFESP do Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências da Saúde.
Associado da Associação Paulista de Saúde Pública, da Sociedade Honorífica Internacional Sigma Theta Thau e da World Association for Education Research.
Parecerista ad hoc dos periódicos – Revista Paulista de Medicina, Revista Gaúcha de Enfermagem, Revista de Tecnologia do SENAC-DF, Revista Mineira de Enfermagem e Revista INTERFACE.
Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração dos Serviços de Enfermagem – GEPASE/UFBA.
SUMÁRIO
Módulo 1
Capítulo 1 – Panorama da Saúde do Homem no Brasil
Capítulo 2 – Masculinidades e Saúde do Homem
Capítulo 3 – Refletindo Sobre a Produção do Cuidado ao Homem: Interseções Macro e Micropolíticas
Capítulo 4 – Implicações Sobre o Processo Saúde, Doença do Homem: Questões de Gênero
Capítulo 5 – Produções Discursivas Sobre Saúde e Masculinidades no Contexto da Implantação da Política de Atenção Integral à Saúde dos Homens no Brasil: Dialogando com Gestores, Profissionais e Usuários em um dos Serviços Públicos Pioneiros em Pernambuco
Capítulo 6 – Dinâmica da Acessibilidade Masculina ao Programa de Saúde da Família
Capítulo 7 – Cuidado, Corpo e Ambiente O Que Podemos Falar Sobre a Saúde do Homem?
Capítulo 8 – Homens, Práticas e Fases dos Cuidados
Módulo 2
Capítulo 1 – Sexualidade Masculina Juvenil em Tempos de HIV/AIDS
Capítulo 2– Atenção à Saúde do Homem: Um Desafio para Prevenção e Controle das Doenças Cardiovasculares
Capítulo 3 – Desafios do Homem com Doença Falciforme no Processo de Viver e Ser Saudável
Capítulo 4 – Representações Sobre Fístula Arteriovenosa para Homens em Hemodiálise
Capítulo 5 – Vivências de Homens com Úlceras de Perna e Implicações Sobre a Sexualidade
Capítulo 6 – Colostomizados Definitivos: Uma Abordagem Voltada para a Imagem Corporal Masculina
Capítulo 7 – Cuidar de Si: Práticas de Feirantes no Diagnóstico Precoce e Tratamento de Câncer de Próstata
Capítulo 8 – O Homem com Câncer no Brasil: Discutindo a Atenção Oncológica Sob a Perspectiva de Gênero
Capítulo 9 – Gênero e Poder: Implicações para os Serviços de Assistência à Saúde do Homem na Amazônia
Capítulo 10 – Implicações da Masculinidade para a Saúde de Homens Uma Análise Sob a Ótica de Gênero
Capítulo 11 – Homens Dialogando Sobre a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher: Novas Estratégias de Ação
Capítulo 12 – Corpos (In)Visíveis: Práticas de Cuidados à Saúde de Homens (Transexuais)
Capítulo 13 – Masculinidades Gays e Bissexuais: Discutindo Orientação Sexual, Acesso e Acolhimento nos Serviços de Saúde
Capítulo 14 – Atenção à Saúde de Caminhoneiros: Subsídios para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem
Capítulo 15 – Atenção à Saúde da População Masculina em Situação de Rua: Desafios Atuais e Proposta de Intervenção
Capítulo 16 – Saúde do Homem Privado de Liberdade
Capítulo 17 – Condições de Vulnerabilidade e Risco de Policiais Militares
Módulo 3
Capítulo 1 – Sistematização da Assistência e Consulta de Enfermagem Direcionada à Saúde de Homens na Atenção Básica
Capítulo 2 – Consulta de Enfermagem a Saúde de Homens em Ambulatório
Capítulo 3 – Representações Masculinas Sobre o Diabetes Mellitus e as Terapias Dietéticas e Farmacológicas
Capítulo 4 – O Cuidado Prestado pelo Homem em Processo de Acompanhamento de Familiar no Cotidiano do Ambiente Hospitalar
Capítulo 5 – Saúde do Homem: Cuidados para Além da Próstata
Capítulo 6 – Saúde do Homem: Efeitos da Deficiência Hormonal Masculina
Capítulo 7 – Trabalho e Vulnerabilidade à Saúde de Homens: Implementando Práticas de Cuidados
Capítulo 8 – Atenção de Enfermagem à Saúde Mental de Homens: O Caminho para o Cuidado Integral
Capítulo 9 – Gênero Masculino e as Concepções da Drogadição e da Violência
Capítulo 10 – Pré-Natal do Parceiro: Uma Estratégia voltada para a Paternidade e Cuidado
Capítulo 11 – Saúde do Homem no Processo de Envelhecimento
Capítulo 12 – O Cotidiano da Promoção da Saúde de Homens Pescadores e Suas Famílias: Conhecendo Descuidados e Cuidados em Oficinas com Mulheres de Famílias de Pescadores
Capítulo 13 – Intervenções em Enfermagem à Saúde de Homens de Comunidades Tradicionais: Povos Ciganos, de Terreiro, do Circo, Indígenas, Quilombolas, Ribeirinhos, do Campo, das Florestas e das Águas
Capítulo 14 – Vivência da Paternidade: Adolescentes Quilombolas
Capítulo 15 – Corpo e Masculinidades: Implicações da Utilização de Anabolizantes para à Saúde de Homens Desportistas
Capítulo 16 – Saúde de Homens: Reflexões Sobre o Consumo Abusivo de Álcool e os Transtornos Mentais Comuns
Capítulo 17 – Envenenamentos, Masculinidade e Saúde do Homem
Capítulo 18 – A Influência da Masculinidade Sobre os Acidentes: A Relação Entre Homens e Motocicletas
Capítulo 19 – Atuação da Fisioterapia na Incontinência Urinária Masculina
adriana –
Livro excelente. Reúne um conjunto de textos de grande importância para o campo de estudos e atuação profissional em gênero e saúde, contribuindo, sobremaneira, para o desenvolvimento de práticas profissionais, em consonância com os princípios do SUS. Recomendo.